domingo, 13 de setembro de 2009

Inicio do Projeto: "Desafios nas Terras de santa Cruz" Codinome Pindorama



Introdução
Os maiores problemas dos jogos educativos da atualidade são derivados a baixa qualidade de produção e ao fato de serem jogos monótonos por não possuírem um game-play adequado.
Por outro lado, jogos comerciais não voltados para área da educação apresentam o contrario, ou seja, um alto padrão de qualidade (um bom trabalho artístico, animação 3d e som) e diversidade no game-play deixando o jogo sempre divertido e interessante.
Recentemente em alguns países mais desenvolvidos, educadores começaram a fazer uso de jogos comerciais em sala de aula, unindo diversão e aprendizagem ao mesmo tempo.
Explicarei como um jogo role-playing game comercial (neverwinter nights) juntamente com o aurora toolset (engine e editor do jogo) pode ser adaptado para produzir um game-play educacionalmente enriquecido e com alta qualidade de produção.
O enriquecimento educacional pode ser aplicado de varias formas no jogo como, por exemplo: Simulador de Sistemas Monetários em economia, Geografia de uma região, A cultura de uma população, ou sociologia de um grupo ou de grupos se interagindo.


Justificativa
O Brasil é rico em seu Folclore, e sua História tem grande potencial para um jogo de sucesso, porém pela falta de tecnologia usada (engines ruins, gráficos ultrapassados, game-play ruim) nenhum projeto com esta temática caiu no gosto popular.
Enquanto outros países exportam sua historia, cultura e conquistam admiradores em volta de todo o globo utilizando jogos, nossa historia é confundida com toteis, culturas Inca, Maya e Astecas aos olhos de outros países.
Portanto é preciso criar um estereótipo heróico dos personagens para difundir a historia e a cultura de nosso povo cativando jogadores por meio de um game play interessante e ao mesmo tempo culturalmente enriquecido.





Objetivos e metas
O objetivo deste trabalho é criar um ambiente aonde diversão e conhecimento possam ser aplicados ao mesmo tempo, onde infinitas aventuras folclóricas ou históricas de um contexto nacional possam ser criadas com o uso desta modificação do jogo (neverwinter nights) utilizando o aurora toolset
O jogo poderá ser utilizado para meios didáticos e ser utilizado também como um jogo normal para horas de lazer onde a cultura e o aprendizado estariam implícitos de forma intuitiva ao jogador
A meta deste projeto é agradar educadores pelo poder da aplicação como um instrumento de ensino e ao mesmo tempo agradar jogadores que irão aprender pelo prazer de jogar, visto que estes em sua maioria são jogadores que não querem jogar pelo prazer de aprender.



Contexto
O sistema é voltado para um ambiente Histórico do Brasil especificamente o século XVIII, onde o jogador poderá jogar com Brancos, Índios, Negros, Mulatos, Mamelucos e Cafuzos. Cada qual com sua habilidade especial para determinadas situações das quais são divididas em varias classes de personagem como Bandeirante, Violeiro, Pajé, Pai de Santo, Guerreiro, Capoeirista, Jesuíta, Ladrão, Bruxo e outras classes de personagem ainda não definidas
A História do Brasil será reproduzida em formato de jogo e guerras históricas serão transformadas em aventuras aonde o jogador ira interagir diretamente com os personagens principais sendo um mero coadjuvante, exemplo: (o jogador controla um bandeirante companheiro de Fernão Dias e o ajuda em suas missões)






Especificação
Serão utilizadas as Ferramentas: Aurora toolset juntamente com o jogo neverwinter nights
O que será feito é conhecido como MOD ou total conversion
Onde com base em um jogo comercial existente se cria outro jogo reprogramando a estória e todos os aspectos do jogo original e transformando-o em outro aproveitando somente o motor do jogo, ou seja, sua mecânica exemplo: (o jogo counterstrike nada mais é do que um MOD do jogo half-life)
Detalhes do projeto:
Primeira etapa:
Detectar partes da engine e do jogo que são “hardcoded” e limitações da engine que não podem ser alteradas.
Segunda etapa:
Reprogramar o core de raças, classes, skills, feats, spells removendo as raças e classes default do jogo nwn e adicionando as novas do projeto respeitando as limitações da primeira etapa
Terceira etapa:
Criar um modulo base programando os sistemas padrões que serão usados para todas as aventuras a serem programadas usando o sistema (sistemas de world map, equipamentos dinâmicos com base em vfx, salvamento automático etc..)
Quarta etapa:
Pesquisar um tema histórico transformá-lo em um roteiro e dividi-lo em:
Prelúdio, capitulo um, dois, três e quatro
Quinta etapa:
Gravar o áudio as vozes em português de todo o texto do roteiro para cada personagem não jogador da trama,
Adicionar temas musicais ao jogo
Sexta etapa:
Iniciar a implementação da trama com o aurora toolset em cima do modulo base criado na terceira etapa
Sétima etapa:
Testes e lançamento de versões release candidate ate a versão final

Cronograma
Primeira etapa: um mês
Segunda etapa: seis meses
Terceira etapa: três meses
Quarta etapa: seis meses
Quinta etapa:???
Sexta etapa: seis meses



Bibliografia
Projeto revolution: http://www.youtube.com/watch?v=_cqQIS23kwg&feature=related
Education arcade confference http://www.youtube.com/watch?v=JcdhHWG4e4o
Rpg desafio dos bandeirantes: http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=403
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Desafio_dos_Bandeirantes
aurora e nwn:
http://nwn.bioware.com/players/profile_west_nottinghamshire_beacon.html
http://www1.umn.edu/umnnews/Feature_Stories/22Neverwinter_Nights22_in_the_classroom.html
http://nwn.bioware.com/players/profile_mit.html
http://edutechwiki.unige.ch/en/Neverwinter_Nights
imagem da introdução (Artista: http://www.ensjo.net/joao/)

2 comentários:

  1. é isso ai rafa, continua com esse projeto é muito bom

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  2. também achei o projeto muito bom...
    primeiro rpg quer vejo com históri brasileira, gostei muito.

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